No seguimento de nossa conversa anterior sobre termos um crescente número de pessoas com #sobrepeso e #obesidade em grande parte do mundo, gostaria de vos lançar uma questão para que refletissem: "Quantas vezes cada um de vocês já se aventurou em algum tipo de #dietamilagrosa, com promessas de #emagrecimentorápido? Quantos de vocês obtiveram um #resultado duradouro? Quantos de vocês poderiam citar pelo menos um benefício que tenha permanecido até hoje?
Uma afirmação foi repetida durante muitos anos como verdade absoluta: "A causa fundamental da obesidade e do sobrepeso é um #desequilíbrioenergético, ou seja, quando você consome mais calorias do que gasta". Hoje, a Organização Mundial da Saúde define a obesidade como um acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal capaz de apresentar graves #riscos à sua saúde.
Dados da Fundação Portuguesa de Cardiologia www.fpcardiologia.pt afirmam que quase metade da #populaçãoportuguesa apresenta excesso de peso e quase um milhão de adultos podem ser classificados como obesos. Muitos são os estudos que têm sido desenvolvidos nos últimos anos para tentar compreender quais teriam sido as mudanças nos hábitos de vida, #hábitosalimentares entre tantas outras transformações ocorridas em nossas vidas nos últimos 60 anos que justificassem o grande aumento no desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (#DCNT).
Se tiveres guardadas consigo fotos antigas dos vossos avós, observe como eram mais esbeltos do que os senhores e senhoras que hoje possuem a mesma idade. Não havia #ginásios naquela época, nem tampouco faziam dietas! Pense sobre isso e volte aqui que vou vos ensinar um calculo bem simples para acompanhar o seu índice de massa corporal (#IMC).
Se tiveres dúvidas, envia-me uma mensagem que terei muito gosto em vos ajudar.
Forte abraço,
Gisela Arnaud.
Comments